BLOG para Médicos: Vale a pena?

Um blog para médicos é de grande valia para mandar sua mensagem pro mundo, principalmente na era digital, onde recebemos informações a todo momento e todo mundo expressa suas opiniões ou promove conteúdo.

Quando bem utilizado, esta ferramenta pode ser muito útil e trazer grandes resultados, afinal, todos sempre estão em busca de saber o que faz bem ou não pra nossa saúde e gostariam de sanar as dúvidas.

Quantas vezes você sentiu algum sintoma, e foi correndo pro Google pesquisar? Quantas vezes você ouviu alguém falar: “Ah, você sabe disso porque perguntou ao ‘Dr. Google’?”

Pois bem, aqui acontece o mesmo. Todos querem estar em contato com informações relevantes, pelo menos para ter os primeiros indícios das causas do problema antes de correr para um consultório. Como hoje a maioria tem acesso a internet, estar presente nela não é mais artigo de luxo e sim de necessidade.

Se você acredita que tem conteúdo de qualidade para oferecer e que parte de sua missão, como médico, é informar bem a sociedade, vá em frente! E aqui te trago algumas vantagens de ter seu blog médico para você se inspirar e arquitetar o seu:  

1 – Um blog médico é um grande aliado do marketing digital

Quando você decide tornar parte do seu negócio online, a primeira coisa a se fazer é criar e investir em redes sociais, porém, com o blog você consegue passar artigos de maior conteúdo e mensagens mais concisas e não só mensagens instantâneas e de fácil acesso, como no Instagram, por exemplo.

De todas as formas, desenvolver seu espaço online abre várias portas, pois, veja bem: o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, contando com pelo menos 95 milhões de usuários.

Postando seu conteúdo e links através do Instagram, você tem acesso orgânico (sem pagar publicidade) a 10% desses usuários, imagina quanta gente é isso? E essas pessoas podem ser convertidas em novos pacientes para seu consultório.

2 – Você tem mais espaço para desenvolver conteúdos  

As mídias sociais são as principais formas de desenvolver conteúdo e propaga-los, mas com um blog você tem um espaço maior para falar e desenvolver suas ideias, se posicionar, compartilhar conhecimento e auxiliar quem busca informação, além da possibilidade de adicionar fotos e vídeos para ilustrar melhor o texto.

Tendo em vista que hoje, pelo menos 57% das empresas do Brasil destacam seu negócio através das mídias sociais, como você vai ficar de fora dessa?

Aproveite, desenvolva seu espaço de autoridade expressando suas opiniões e conteúdos e firme sua posição no mundo digital.  

3 – Você se torna autoridade no assunto com mais facilidade  

Se uma pessoa desenvolve um artigo com embasamento teórico, conciso e bem formulado, logicamente recebe credibilidade por isso.

Então, quando você constrói um blog e passa a moldar diversos artigos sobre um tema em comum, começa a se tornar referência no mercado, e aos poucos vai formando sua autoridade no assunto.

Isso te rende vários frutos, desde mais possibilidades de visibilidade no seu nicho, a possíveis parcerias e networking e até possibilidade a clientes em potencial sentirem maior confiança em você e se tornarem seus pacientes.  

4 – Pode ter aumento na renda  

Segundo uma pesquisa feita pela MedScape, 61% dos médicos sentem que sua remuneração não é justa.

Portanto, essa seria uma boa forma de complementar sua renda com monetização através de acessos ou de captar mais clientes que estiveram em seus espaços online.

O aumento de pesquisas no google sobre a área da saúde teve um crescimento de 17,3% desde o último ano, ou seja, é um bom nicho para mirar.  

 5 – Estimula a Interação  

Um blog é um espaço de interação e conversa. É onde um interlocutor promove um diálogo publicando um artigo e o leitor pode dar sua opinião usando o espaço para comentários na parte inferior da página. Isso promove dois pontos cruciais:  

  •  a criação e estímulo do papel do médico como uma pessoa comum, que está disposta a conversar. Pode parecer simples, mas isso torna o relacionamento “familiar” e quanto mais identificação existe, mais chances do leitor se sentir envolto pelo conteúdo e se tornar mais participativo, podendo até consumir produtos/serviços.  
  • Se você aprender a usar as CTA (Call To Action – Chamadas para Ação) de forma persuasiva e objetiva nos seus posts, fazendo perguntas para estimular a interação ou através dos comentários das pessoas você consegue até extrair ideias de tema para outros artigos, facilitando ainda mais a interação.

Espero que tenham gostado das dicas e, caso você ainda não tenha um Blog, vale pensar com muito carinho no assunto.

E é claro, se não souber por onde começar ou não tiver como manter, temos sempre nossa agência à disposição.

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