Redes Sociais Médicas:
Como influenciam na escolha do seu consultório?

Você sabe o poder que suas redes sociais médicas (as em seu nome ou as no nome de seu consultório) possuem na hora de um paciente escolher um consultório médico que não tem referências?

Imagine um cliente em potencial, habitante de um mundo virtual, onde as redes sociais são a porta de entrada do seu negócio/consultório. Onde ele entra e analisa tudo como quem entra numa loja “só para dar uma olhadinha”, sabe? Ele vai conferir pra ver se tudo está em ordem, se os produtos estão na prateleira, se o salão está arrumado e se a mensagem que a loja passa está realmente em conformidade com o que ele busca.

Ou seja, provavelmente ele vai entrar nas suas redes sociais, dar uma olhada no feed analisando desde as curtidas até os seguidores, ver se está tudo conversando entre si (desde o design até o atendimento nos comentários), conferir as avaliações dos seus atuais clientes e por vezes até verificar se você transmite segurança ao falar com seus pacientes e só aí ele vai ter a primeira impressão da sua marca. Provavelmente já vai ter decidido se visitaria seu consultório ou não.

branding (identidade da marca) de um negócio é isso: a exposição da sua mensagem para o mundo e a primeira impressão que o cliente vai ter do seu negócio. E isso pode ser bom ou ruim, dependendo de como seu branding está alinhado. Depende muito também do que o seu cliente procura, pois as pessoas são movidas por identificação pessoal até mesmo nas compras ou contratação de um serviço, portanto, se ele se sentir conectado com você na primeira visita ao perfil tem grandes chances de querer te fazer uma visita presecial (em alguns casos somente quando a pandemia acabar, claro).

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Por exemplo: se você está buscando ser atendido por um nutricionista e você é adepto ao veganismo e alimentação natural, você iria ao consultório se achasse que a mensagem que ele passa nas redes sociais que não condizem com o que você gosta? No caso, se ele só indicasse suplementos artificiais e proteínas animais para alimentação dos pacientes?

Logicamente não estariam de acordo e isso faria você buscar outro especialista que estivesse mais alinhado com seus objetivos pessoais. Da mesma forma ocorre quando você procura algum outro médico, confere as avaliações e encontra um monte de pacientes falando que o médico não tem paciência, que mal tirou o olho da tela do computador, etc.

Você precisa passar sua mensagem pro mundo de forma coesa e objetiva. E quando você passa a construir e fortalecer sua marca, divulgando e colocando em prática seus objetivos profissionais, acaba encontrando a comunidade que se identifica e consegue agregar conhecimento para aqueles que tem objetivos ou gostos alinhados com os seus, pois são de interesse mútuo.

Assim, fica mais fácil para ambas as partes se reconhecerem e canalizar os objetivos em comum.

Portanto, é importante deixar sua mensagem, valores e propósitos bem definidos, pois assim você gera IDENTIFICAÇÃO. Isso pode ser feito por meio de diversas estratégias, como:

1) Um planejamento estratégico consistente usando todos os tipos de ferramentas disponíveis (imagens, vídeos, e afins);
2) Fazendo CTA (Call To Action) de maneira correta e observando os resultados obtidos através disso;
3) Oferecendo conteúdo de qualidade;
4) Entendendo como funcionam anúncios e como eles podem te aproximar de sua comunidade;
5) Aproveitando ondas de viralização e “pautas quentes” (assuntos em alta no momento) que sejam compatíveis com seu nicho.

Sabemos que não se pode agradar a todos mas o segredo está em sempre se aperfeiçoar de acordo com suas possibilidades, fazendo o que precisa ser feito mas com objetivos alinhados de acordo com seu nicho/público-alvo, mantendo e não abrindo mão da constância.

Siga essas dicas e veja como elas afetarão positivamente a primeira impressão que seus seguidores (e possíveis pacientes) terão do seu negócio e como isso resultará em mais visitas e reconhecimento do seu trabalho.