O ato de ranquear algo é fazer com que o site, artigo ou link apareça na primeira página de busca ao pesquisar algum termo ou palavra-chave. Quando você pesquisa algo na ferramenta os primeiros sites que aparecem são os que tem um conjunto de itens que o levaram até ali. Esse conjunto é desenvolvido com a otimização de sites para mecanismos de pesquisa (SEO, do inglês, Search Engine Optimization – ou simplesmente motor de busca).
O Google é maior buscador da internet no mundo e através dele podemos utilizar alguns dados e ferramentas fornecidas para auxiliar a conseguir resultados melhores no ranqueamento das páginas. E tendo resultados melhores, seu site ou negócio se torna mais visível, certo? Pesquisas apontam que os 5 melhores resultados de busca, recebem em média 67% de todos os cliques.
E este é o verdadeiro motivo que faz o posicionamento ser tão importante: Quantas vezes em uma busca menos específica você foi até a segunda página de resultados no Google? E quantas vezes passou dela?
Se você responder NENHUMA, uma ou duas, já entendeu a importância de estar bem posicionado. Agora vamos entender o que podemos fazer para melhorar este posicionamento no motor de busca da plataforma.
Existem ferramentas e ações simples que podem ser utilizadas com os métodos de SEO para conseguir esses resultados, dentre elas estão: usar a busca de palavras chave para saber o que está sendo pesquisado, e alinhar isso com o planejamento estratégico da empresa. Usar as ferramentas fornecidas pelo próprio, como Google Meu Negócio para se cadastrar e formalizar sua análise de dados através desses meios, ou até uso de bancos de dados públicos também. E é claro que ter um blog com todas essas implementações ajuda bastante.
O processo de ranqueamento passa por três etapas básicas, são elas: rastreamento, indexação e veiculação.
Rastreamento
A primeira etapa é rastrear todas as páginas da web e adiciona-las à própria lista de páginas conhecidas, já que não existe um registro central sobre todas elas. Para essa varredura podem ser utilizados sites já visitados por seu próprio mecanismo de busca ou links anexados a tais sites ou até mesmo o usuário pode mandar sua própria lista de sites para ser analisada.
Feito isso, ele visita a página, descobre o que há nela e analisa todo tipo de conteúdo inserido, seja textual ou o design e decide onde será mostrada. O importante é deixar o conteúdo claro e simples já que quanto mais ele entender seu site, mais poderá ajudar a levar sua página a gente interessada nela.
Indexação
Depois de descobrir a página, ele analisa o conteúdo, cataloga todos os arquivos contidos nela e identifica em quais nichos ou espaços pode identificar pelos assuntos abordados.
Após esse processo de identificar o que tem na página, ela é catalogada no Índice, que é o banco de armazenamento próprio da empresa (que tem isso armazenado em inúmeros computadores).
Veiculação
Quando alguém pesquisa algo no campo de busca, automaticamente o site analisa todas as informações contidas nesse banco de dados próprio para encontrar a resposta que tiver mais relevância para essa busca e isso tem vários fatore, desde a qualidade mais alta dos conteúdos disponíveis até outros fatores mais individuais para assegurar uma boa navegação do usuário, como localização, idioma ou tipo de dispositivo (celular ou pc), por exemplo.
Essa classificação é feita de forma programada para esse tipo de pesquisa. Não são aceitos valores para aumentar a classificação da page, isso tem que ser feito através do trabalho de SEO, usando e seguindo as normas dispostas.
Para se sair melhor nessas etapas, existem algumas dicas fornecidas pelo próprio Google que podem ser seguidas, como:
Como foi visto, o Google usa algoritmos extremamente complexos e de um sistema único para ranquear todo tipo de página, não é à toa que ele é o maior mecanismo de pesquisa do mundo.
Eles tem as regras e nós as seguimos conforme o jogo. O trabalho de ranqueamento não funciona do dia para a noite e leva tempo, esforço e muita dedicação a todo tipo de detalhe. Seguindo por esse lado, você consegue diminuir o tempo de espera, principalmente contratando profissionais especializados na área, porém, com tudo que foi abordado até então, pelo menos você cria uma atmosfera mais plausível desse tão buscado resultado.
Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre o posicionamento das páginas.
Se você ainda não possui um site ou quer gerenciar de maneira mais completa essa ação tão importante, estamos à disposição em nosso formulário de contato.
Siga nossas redes sociais para mais dicas.
Nosso objetivo é proporcionar um pacote de soluções completas que atendam todos os órgãos desse sistema.
Todos os direitos reservados © 2021 Desenvolvido por Mappabiz