Nos dias atuais, estar presente no mundo virtual
deixou de ser uma opção!

Dê adeus ao tempo onde fazer o básico e ser reconhecido no seu bairro era suficiente. Os tempos são outros e as atitudes também deverão ser. Estar presente nas redes sociais de maneira relevante deixou de ser uma opção.

Hoje em dia ter um site é como ter um outro consultório seu só que no mundo web. Assim como você, médico, não poderia deixar de ter um consultório, também não pode deixar de ter um site e presença nas redes socias. E assim como as pessoas caminham e acham consultórios na esquina das casas delas, por exemplo, também acham sites o tempo todo em mecanismos de busca.

 

O mundo online se tornou grande parte do nosso cotidiano. Para tudo usamos a internet e não podemos deixar de ter parte da nossa presença online, por isso se tornou um fator determinante para a carreira de qualquer um.

Não existe mais a possibilidade de um negócio sobreviver apenas pelo “boca-a-boca” como antigamente. As pessoas buscam tudo na internet antes de ir a algum lugar, se você não tem sua marca ligada ao Google Meu Negócio, perde muita visibilidade.

Além disso, ter uma presença online através de sites e redes sociais é o mesmo que ter seu negócio aberto 24h por dia. Você pode ir dormir, sair para jantar ou simplesmente descansar um pouco que as pessoas continuarão visitando seu perfil e consumindo seu conteúdo, e isso é uma grande vantagem!

Os comportamentos humanos vão se adaptando dia após dia e com o avanço da tecnologia isso se torna mais presente ainda no cotidiano geral onde todos usam smartphones e computadores por grande parte do seu dia.

Portanto, se você não quer perder nenhum paciente para outros médicos, tem que apostar num site bom e completo que atenda tanto as suas necessidades, quanto as necessidades dos que irão usá-lo para se comunicar com você.

A comunicação não deve ser feita somente através de um site e sim de um conjunto de ferramentas de presença nas redes sociais, também conhecido como branding.

LEIA MAIS: Por que é importante ter um site bem posicionado no Google?

O branding de uma marca é como ela é, se mostra, comunica e passa sua mensagem ao público. Tendo conteúdos bem elaborados, de forma estratégia para sua audiência, e uma presença sólida e relevante já é metade do caminho andado para se tornar uma figura de autoridade na área médica.

Muitos profissionais acreditam que poderão dar conta de todo esse processo sozinho por já terem conhecimento ou manusearem as redes sociais pessoais diariamente, mas engana-se quem acredita que dará conta de tudo ao mesmo tempo sem muito esforço e estudo. Sem um profissional capacitado para te orientar e ajudar nessa missão, a caminhada será árdua.

Pense da seguinte maneira: se você contou com a ajuda de tantos profissionais na sua carreira, desde quem te ensinou os primeiros passos até seus colaboradores atuais, porque no meio digital seria diferente? Existe a necessidade de profissionais capacitados para exercer esses cargos, e poderem te guiar no caminho para se firmar sua presença online.

Em muitos casos, tentar montar sua presença online sozinho e sem a experiência necessária acarreta em perda de tempo e principalmente dinheiro, uma vez que não são poucos os que falam por aí que deve-se investir em tráfego pago.

Até quando você contrata uma agência especializada vai precisar criar conteúdo, como stories sobre seus bastidores ou alguns textos que sejam mais pessoais, por exemplo, e isso já irá dar trabalho e demandar parte do seu tempo, imagina tomar conta de todo o processo que é criar uma linha editorial estratégica na prática?

Os algoritmos das redes sociais prezam pela constância, seja nas postagens ou comunicação do seu público. Se você não mantém isso suas métricas vão pro espaço. E de início, essa jornada pode parecer fácil, mas quando começar a faltar tempo para postar os conteúdos com constância, o prejuízo nos números será visível e será mais difícil de conquistar do que se tivesse começado do zero com acompanhamento.

Quando você investe em conteúdo de relevância e qualidade, buscando sanar dúvidas e orientar seu público, será de grande ajuda para sua comunidade. Grande parte das pesquisas feitas em canais de buscas são sobre bem estar e saúde, é um grande público em busca de informação de qualidade.

Após as pesquisas sobre o tema em específico a ser abordado, os pacientes sempre pesquisam a origem da informação, ou seja, você e sua marca. Se você investe em atendimentos prévios, ou simplesmente uma troca de conversa pelo chat para sanar algumas dúvidas, isso já será um grande diferencial que nem tomara tanto assim do seu tempo. Isso vai gerar mais confiança e sem dúvidas seu paciente irá lembrar de você quando precisar de uma consulta.

LEIA MAIS: Redes Sociais Médicas: Como influenciam na escolha do seu onsultório?

Além disso, se você é médico, pode e deve se ocupar em ter mais tempo para se especializar na área e garantir que seu tratamento médico seja o melhor possível para seus pacientes, sempre em busca da perfeição. Ou simplesmente optar em deixar seu tempo livre para curtir o lazer com a família, por exemplo. Invista nisso e deixe as redes sociais conosco.