Os pilares do marketing digital

Um dos temas mais falados na internet nos últimos anos, mas você realmente sabe o que é? Pois bem, o marketing digital, como o próprio nome explica, é o marketing usado nos ambientes digitais. E hoje você vai conhecer as principais áreas do marketing digital.

Gerenciamento de redes sociais, e-mail de newsletter, canal no YouTube, dentre outros, tudo isso é marketing digital. É a maneira com que você passa sua mensagem para seu público na web.

Esse método revolucionou a forma de uma marca se comunicar, antes bastante restrita à televisão, jornais e rádios, tornando tudo mais interativo e pessoal, fazendo com que as pessoas busquem novas formas de se afinizar com suas marcas preferidas. 

Hoje trouxemos este artigo para te dar uma nova visão sobre cada tipo de área que demanda um gerenciamento de marca, e como cada uma delas engloba e tem suas particularidades. Você não precisa se tornar um expert em cada uma delas, apenas entender cada uma e seu funcionamento, isso já será um grande diferencial.

Entenda cada categoria e como são desenvolvidas no processo do seu negócio.

SEO (Search Engine Optimization)

SEO é a otimização de mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Nele estão contidas técnicas para melhorar a visibilidade de sites nessas plataformas de busca e com esse conjunto é possível melhorar o alcance orgânico e consequentemente, sua autoridade no mundo web, com um tráfego maior de pessoas.

Não adianta apenas colocar um conteúdo no ar, é necessário o tráfego, seja orgânico ou pago. Isso ajuda a captar mais leads e torna-los pacientes em potencial. Sem essa notoriedade, se torna mais difícil atingir o campo da autoridade e a correlação com sua área de atuação no seu perfil.

E tendo em vista que seus clientes vão pesquisar sua área de atuação e profissionais no google como primeiro passo da jornada do paciente, se você estiver ranqueado na primeira página isso te trará mais chances de que você seja o escolhido, já que muitas pessoas não passam da primeira página de busca.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é popularmente conhecido como marketing de atração, que se popularizou a partir de 2009. Essa estratégia é um conjunto de fatores para atrair clientes, em vez de procurá-los. 

Isso mesmo, com essa estratégia você vai captar clientes através de diversos canais de comunicação e tipos de conteúdo diferentes e ser procurado por eles, diferente do Outbound Marketing (mais conhecido como marketing tradicional) onde a empresa procura o cliente.

Ferramentas como blogs, vídeos, ebooks, etc são frequentemente utilizadas para essa atração. O famoso “marketing de conteúdo” que é utilizado para praticar o inbound.

Após essa atração de clientes ou interessados no que você tem a dizer, existe todo um trabalho de relacionamento a ser feito com eles, através de um atendimento personalizado, conteúdo de qualidade e autoral.

Palavras-chave (Keywords) do seu mercado de atuação

Para toda criação de conteúdo que você fizer vai ter que se atentar as palavras-chave que estão sendo pesquisadas e faladas na sua área atualmente. Além de terem uma rotatividade que varia de acordo com épocas ou modas de viralização, por exemplo, também vão te ajudar a se situar no mercado e produzir conteúdo mais aprofundado sobre os temas que estão sendo abordados.

Sabendo do que seu público gosta e consome, você pode traçar uma linha estratégica pensando em que tipo de comunicação deve apostar, quais canais usar e até qual tipo de layout de marca será usado. São inúmeras as possibilidades que um bom estudo de keywords pode apresentar.

Através da análise de palavras-chave conseguimos analisar qual a relevância de cada palavra e criar conteúdo otimizados sobre isso. Além de sinalizarem do que de trata o artigo. Estrategicamente falando, são uma boa alavanca para o engajamento orgânico.

Público-alvo e Persona

Muita gente acredita que público-alvo e persona são o mesmo assunto, mas não é. Ambos têm grande importância em qualquer estratégia de marketing, mas é preciso saber como utilizá-los de maneira correta.

O público-alvo é mais abrangente, é basicamente o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing já que neles são estudados classificações, características, hábitos de compra, gênero e afins. Esses recursos ajudam muito na hora de criar um produto e estabelecer preço e os canais por onde será divulgado.

Já a (buyer) persona é a definição mais próxima do seu cliente. Sua principal característica por ser mais detalhada, a chance de erro na hora de usar suas estatísticas é menor. Nesse processo, você e sua empresa precisam entender e definir especificamente quem é e qual é o comportamento do seu consumidor.

Criação do seu projeto e identidade visual

Seu projeto necessita de uma criação de identidade visual, toda marca tem definidas suas paletas de cores e quais objetos usar.

Sua identidade visual é a representação gráfica da sua marca e é dessa forma que você será lembrado, então como pretende ser lembrado? Você se sente verdadeiramente representado? Lembre das características da sua marca que mais combinam com você (seja elegância e seriedade, ou descontração e bom humor) e use isso de base para essas definições. E não esqueça de definir o que você não quer que esteja na representatividade da sua marca, já que a oposição também é importante.

Para que haja mais sucesso nesse aspecto o ideal é formar uma identidade que tenha uma formação sólida, agradável e marcante, para que seja lembrada.

Sua marca precisa de um diferencial: busque algo original que você ofereça ao público. Mas não abandone seu conceito para agradar a todos. O ideal é buscar um equilíbrio entre as suas características e seu conceito de marca, aliado a mensagem que você pretende passar.

E é claro, se tiver dificuldades em qualquer um desses pontos, estaremos sempre à disposição aqui na página de contato.