Como fazer anúncios (tráfego pago)
para seu consultório

O mundo está em constante mudança e é claro que a forma de fazer anúncios para seu consultório também mudaria. Hoje, a internet oferece uma gama de possibilidades que ajudam a transformar seguidores virtuais em pacientes fiéis, entre elas, o tráfego pago.

Sem tráfego (orgânico ou não) não existe estratégia de marketing digital, é isso. Tráfego é o vai-e-vem das pessoas no meio digital, é a interação e faz parte da comunidade. Ou seja, um elemento essencial para ter qualquer projeto na área.

Comecemos pelo início… Você sabe o que é o tráfego?
De forma sucinta e breve, o tráfego são os acessos ao seu site ou perfil. Ao fazer um clique, o usuário é direcionado ao seu perfil e começa a conhecer sua história, sua marca e se houver identificação ele irá te seguir e acompanhar suas atividades cotidianas. Isso é trafego.

E o tráfego pago, conhece?

O tráfego pago é quando você investe uma quantia de dinheiro na potencialização do seu perfil através de anúncios, onde ficará mais acessível para outras contas e assim atraindo mais visitantes.

Mas não é somente isso, dependendo do seu negócio, um visitante pode se converter em um cliente seu, onde poderá usufruir da troca pelos seus serviços ou produtos. Esse é o objetivo da conversão.

 Essa conversão é essencial para manter seu negócio de pé, e se o tráfego for bem feito poderá trazer ótimos resultados.

Tráfego orgânico x Tráfego pago

O tráfego orgânico é quando existe essa potencialização, mas de forma natural, sem que haja investimento financeiro direto em anúncios. Seu perfil vai crescendo através da identificação direta dos usuários com sua marca. Isso pode ser muito atrativo, mas é uma tarefa bem difícil e demorada.

Se houver urgência no crescimento do perfil os anúncios são uma alternativa mais rápida para alcançar seu público, se forem feitos da maneira correta. Juntamente com as melhores técnicas de SEO teriam grandes resultados.

Como é feito o tráfego pago?

O tráfego pago funciona normalmente através de alguns métodos e dentre todos eles estão o CPC (Cost Per Click – Custo por clique) e o CPM (Cost Per Thousand Impressions – Custo por mil impressões).

Ambos são feitos pelo famoso Bidding que é uma espécie de leilão feita através desses anúncios. Quando você faz um anúncio seleciona palavras-chaves, certo? Mas, imagina a quantidade de gente no mundo que está anunciando por essa mesma palavra? Ou disputando este mesmo público-alvo?

Então, o sistema vai catalogar esses lances dados pelas palavras, que são os valores investidos nos anúncios e organizar pela relevância. Assim é decidido quem fica no topo dos anúncios e quem não. Ainda tá um pouco confuso? Espera lá, vamos exemplificar um pouco melhor…

CPC (Custo por cliques) X CPM (Custo por mil impressões)

Ambos os métodos são muitos bons e não existe um melhor que o outro, simplesmente um que se encaixe melhor na sua situação ou estratégia. Para saber isso, é necessário que estude os dois e veja como isso irá se espelhar na sua marca. Vamos a uma breve explicação sobre cada um:

CPC

No CPC você vai pagar por cada clique que seu anúncio receber. Essa estratégia é muito boa para quem deseja tráfego real mais voltado para conversões. Uma parte legal desse método é que você pode escolher exatamente quanto quer gastar, é só configurar e estipular um valor máximo para essa campanha. Ou seja, você pode informar que quer pagar X por cada clique, mas não necessariamente precisará fazê-lo, só se for necessário. Neste método, normalmente as pessoas anunciam um valor um pouquinho mais alto que o concorrente só para ter uma visibilidade maior e ultrapassá-lo.

CPM

Já o CPM é estipulado pela quantidade de vezes que as pessoas veem seus anúncios, ou seja, as impressões. Por isso o nome, a cada mil impressões no anúncio é cobrada uma taxa. Diferente do método anterior, esse é definido pelo valor do anúncio, ou seja, quanto mais investir, mais visível será e aparecerá primeiro para os usuários. Esse método é ótimo para quem busca visibilidade em massa. Porém, anunciando pelas impressões você pode acabar tendo muitas impressões, mas não gerar nenhum clique ou conversão, e sendo cobrado por isso.

Sites de tráfego pago

Existem inúmeros sites que fornecem os anúncios, mas dentre eles estão as principais plataformas como o Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads e por aí vai. Procure as particularidades sobre cada um deles e qual se encaixaria melhor no seu tipo de propaganda. Aconselhamos que invista em pesquisa sobre eles, e após a pesquisa comece fazendo pequenos testes para ver como seu público lida com cada um dos anúncios e em qual você terá mais resultados.

Cada um deles tem suas particularidades, e cabe a você entender as necessidades do seu negócio e como irá fazer os anúncios. Se você procura por mais visualizações da sua marca, por exemplo, fazendo a divulgação de um videoclipe, aposte no CPM. Agora, se você precisa de cliques e reais conversões, por exemplo, tendo uma loja online recente, aposte no CPM.

As plataformas de tráfego também são diferentes, cada uma tem suas particularidades. O Facebook Ads é diferente do Google Ads, por exemplo. Mesmo sendo bem similares no que tange ao conceito, cada plataforma atua de uma maneira específica e de acordo normalmente com os ganhos voltados para eles, mas você pode usar mais de uma fonte de anúncios se quiser. Cada caso é um caso, avalie seu cenário e faça testes.

E é claro, se tiver dificuldades em qualquer um desses pontos e quiser que cuidemos de suas campanhas, estaremos sempre à disposição aqui na página de contato.

Ficou alguma dúvida sobre tráfego pago? Manda um direct pra gente lá no instagram.