É possível iniciar ações de marketing digital sem investir dinheiro? Uma pergunta frequente na cabeça de milhares de médicos Brasil (e mundo) afora que nós respondemos agora.
Confira se é possível, os prós e os contras e algumas dicas.
Essa dúvida paira sobre a mente de muita gente e com certeza você vai ter que chegar a uma conclusão sobre qual opção se encaixa no seu caso. Em ambos você estará investindo alguma coisa, seja tempo ou dinheiro. Então você tem que ter em mente se vale a pena gastar seu tempo com tudo que você vai precisar produzir ou se vale mais a pena contratar uma agencia.
Também existe a questão da disposição em esperar e ter um retorno a longo prazo ou se tem a necessidade de ter um retorno mais imediato. Por exemplo, se você for trabalhar com o Google, vai demorar mais tempo para seu site ser ranqueado, porém, terá melhores resultados quando isso acontecer. Agora, se você quer resultados a curto prazo, precisará investir minimamente em palavras-chave que te trarão resultados mais assertivos e mais rápido, bem como em tráfego pago (anúncios).
No Google é possível fazer o cadastro no “Meu Negócio”, que é gratuito e basta preencher as informações sobre o local e adicionar fotos. Pra quem tem um negócio físico isso pode ser considerado uma obrigação pois as pessoas pesquisam muito antes de fazer uma visita a qualquer consultório e com o seu cadastro e suas informações na plataforma já é garantido algum tipo de retorno, principalmente em pesquisas relacionadas a sua região.
Outra estratégia que você pode fazer é uma pesquisa entre seus pacientes, perguntando em quais canais acharam sua marca, assim você consegue ter uma perspectiva de qual canal é mais comumente usado entre sua comunidade.
Ainda entre as estratégias que podem ser usadas pelo google, você pode fazer um vídeo promocional do local mostrando seu consultório e como funciona. Existem diversos modelos e tutoriais na internet sobre isso. Exporte e adicione o link do Youtube no seu site, assim as pessoas também terão uma noção maior de onde e como é seu consultório ao te visitarem na web. Só de tomar essas providências, você já ganhará pontos positivos no ranqueamento automático do Google.
Já o Facebook é a maior rede social do mundo e também uma plataforma essencial na hora de pensar em estratégias de marketing digital. Proprietária também do Instagram e do Whatsapp, por exemplo, é possível gerenciar todas as redes apenas em um único local com as próprias ferramentas nativas da plataforma.
Porém mesmo com tantos usuários a média de visualizadores de páginas é de 100 curtidas para 3 pessoas que realmente vão visitar e ver seu conteúdo.
O Facebook ainda é uma das maiores plataformas e não se pode desistir, muito pelo contrário, o segredo está em potencializar as publicações e não desistir delas.
O Instagram segue a mesma linha, com o mesmo algoritmo. Ambas redes entregam seu conteúdo de forma orgânica para apenas uma pequena porcertagem de sua rede de seguidores. Isso aumenta ainda mais a importância de conhecer e direcionar o conteúdo para o que seu público consome, interagir com eles e estar sempre presente.
Uma dica: os vídeos tanto do facebook quanto do instagram tem um alcance 10x maior, então, invista neles se quiser resultados mais rápidos. Não esqueça de marcar pessoas, interagir e usar as melhores hashtags.
Para consultórios, uma boa ferramenta é usar o Whatsapp, mas não cometa o erro de criar grupos e abarrotar sua lista de contatos lá. Além de ser invasivo e encher o celular dos seus pacientes de mensagens, talvez esse não seja o melhor meio. Em vez disso, use a lista de transmissão e envie uma mensagem individual para cada um deles, haverá mais interação e resultado a partir disso.
Como mostrado acima, existem ótimas estratégias que podem ser postas em prática de forma gratuita que trarão resultados. Porém, sem dúvidas não dá pra manter um projeto inteiro sem investir algum valor, mesmo que a pessoa faça tudo sozinha.
Não investir dinheiro requer investimento de tempo. Muito tempo. São estudos direcionados, estratégias que precisam ser elaboradas, artes que precisarão ser produzidas, vídeos que terão de ser gravados, etc.
Se você tiver com tempo de sobra para investir, clique aqui e acompanhe nossa página e todas as nossas dicas para fazer o próprio marketing. Caso contrário, clique aqui e entre em contato que nós podemos te ajudar!
Nosso objetivo é proporcionar um pacote de soluções completas que atendam todos os órgãos desse sistema.
Todos os direitos reservados © 2021 Desenvolvido por Mappabiz